Rua Tabapuã, 422 - 62 - ITAIM BIBI - SÃO PAULO - SP - 04533-001

Bariátrica

A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como "redução de estômago", é uma ferramenta eficaz no tratamento da obesidade. Esse procedimento tem suas indicações baseadas no Índice de Massa Corporal (IMC) e nas comorbidades do paciente, mas também no olhar clínico e individualizado de cada paciente. 

A cirurgia bariátrica é indicada para indivíduos com:

IMC > 40 kg/m2
IMC > 35 kg/m2 + comorbidades associadas à obesidade
IMAC > 30 kg/m2 + diabetes mellitus tipo 2 

As principais cirurgias bariátricas são o Sleeve gástrico e o Bypass gástrico.

Sleeve
O sleeve gástrico consiste na retirada de uma faixa do estômago em formato de manga de camisa. Essa diminuição do estômago diminui a quantidade de alimento que cabe dentro dele, induzindo à saciedade precoce e diminuindo a produção do hormônio grelina, que é responsável pela fome. Menos espaço, menos hormônio, menos fome e emagrecimento. 

Bypass
Nessa técnica, além da redução do estômago, também realizamos o desvio intestinal, mudando a rota do alimento. Essa nova rota faz com que a comida que ingerimos mude seu caminho e passe por uma espécie de atalho, percorrendo um caminho mais curto, diminuindo, assim, sua absorção. Além de restringir o volume do estômago, esse procedimento também altera a absorção dos alimentos. Menos espaço, caminho mais curto, alterações hormonais e emagrecimento.
02.jpg