Rua Tabapuã, 422 - 62 - ITAIM BIBI - SÃO PAULO - SP - 04533-001

Saúde Digestiva

6 Coisas que você precisa entender antes de uma cirurgia bariátrica

No Brasil, 96 milhões de pessoas estão acima do peso. Estima-se que entre 0,5 e 1% deste número sofra com a obesidade grau III ou obesidade mórbida, tornando a cirurgia bariátrica essencial no tratamento da obesidade. Conheça aqui cinco coisas que você precisa saber antes desse procedimento!

1. Indicação pela OMS
- IMC > 40
- IMC > 35 + comorbidades associadas à obesidade
- IMC > 30 + diabetes mellitus tipo 2



2. Muito além da perda de peso
Os benefícios da cirurgia bariátrica vão muito além da perda de peso, trazendo benefícios no tratamento de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, depressão, infertilidade, apneia do sono, doenças articulares... Além da melhora da qualidade de vida e da autoestima. 

3. Cirurgia reparadora
Em casos onde os pacientes apresentam uma grande perda de peso é necessária a realização da cirurgia plástica para retirada do excesso de pele.  Geralmente aguardamos a estabilização do peso, que ocorre de 1 ano a 1 ano e meio após a cirurgia bariátrica.

4. Anticoncepção após a cirurgia bariátrica
A programação da anticoncepção deve começar antes mesmo da cirurgia. O seu método anticoncepcional deve ser planejado com o seu ginecologista previamente, uma vez que os anticoncepcionais orais não devem ser utilizados, pois não são adequadamente absorvidos após a cirurgia, devido a mudança do trato gastrointestinal. 

5. Gravidez após a bariátrica
Sim, as mulheres podem engravidar após o procedimento. Na verdade, após a cirurgia bariátrica ocorre um aumento da fertilidade. É aconselhável aguardar entre 1 ano e meio a 2 anos, pois é necessária estabilização do peso e correção dos distúrbios nutricionais para iniciar a gravidez. 

6. O que muda após a cirurgia
A cirurgia bariátrica é uma ferramenta que vai fazer parte do seu tratamento contra a obesidade.

É essencial a manutenção de uma dieta saudável, suplementação, rotina de exercício físico e acompanhamento com sua equipe multidisciplinar. 
A cirurgia bariátrica é uma intervenção que visa melhorar a saúde dos pacientes e sua qualidade de vida, procure seu médico e juntos decidam qual a melhor opção para o seu caso.